Acari


A capela logo se tornou matriz em 13 de março de 1835, permaneceu até 1863, quando foi inaugurada a nova e definitiva matriz em outro local .

 b3fc6dbb

Acari é um nome de um peixe de escamas ásperas e carne branca saborosa,acostumado com as águas tranquilas do histórico Rio Acauã. Da boca do povo, nasceu o nome do povoado a partir da pesca fácil e permanente acaris. Assim surgiu a terra do Acari, com a fé em Nossa Senhora da Guia e com a marca do peixe forte das águas do Rio Acauã. A terra do Acari acompanhou o extermínio dos índios que a habitavam as margens dos rios Assú e Seridó. Em 11 de Abril de 1835, foi criado o município de Acari por uma Resolução do Conselho de Governo. Sua área tem mais de 591 km2 foi desmembrada do município de Caicó e pela lei número 119 de 1898 , a vila tornou-se mais nova cidade do Estado.

BXK27471 acari-gargalheiras-rn 014800

Limitando-se com os municipios de : São Vicente,Currais Novos,Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó,São José do Seridó e Frei Martinho na Paraíba. Está distante 209 Km de Natal ligado por via asfaltada.

garg249

O açude Gargalheiras é um marco na história e na vida de Acari,com seus 11.218 habitantes a cidade do Seridó Oriental sendo conhecida no Brasil como uma das cidades mais limpas do País. Como cartão-postal o Açude Gargalheiras tem uma reserva hídrica de 40 milhões de m3 está situado a 4 km do centro, oferece um espetáculo de grande beleza,principalmente no periodo chuvoso. A cidade vive basicamente das atividades agropecuárias além de serviços.

BXK27471 acari-rn-[gargalheiras]-1800

A História pode ser vista nas grutas da Fazenda Ingá, onde estão os estranhos pássaros conhecidos como Andorrinhas, no prédio da antiga cadeia pública, construido em estilo barroco; e na Capela do Rosário, feita no estilo colonial. A Cultura é estimulada nas festas folclóricas, noforte artesanato com confecções de objetos de cerâmica, rendas de bilros e brinquedos de madeira.Nas  bibliotecas  da cidade Lia Campos e Maria José Bezerra oferece mais de 9 mil títulos a toda população acariense.

O Ponto mais elevado do município é a Serra da Arara com 654 metros; Todos os anos o povo acariense reúne-se para comemorar a festa de sua padroeira entre os dias 6 e 11 de Agosto.

A cidade já ostentou o título da mais limpa do Brasil.

Museu de Acari

O Museu Histórico de Acari é parceiro no Recanto SEBRAE-RN durante a Festa do Boi no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN. Representado nos objetos da cozinha de fabricação de queijo e outros objetos que retratam o cotidiano das casas de fazenda na Exposição: Caminhos da Pecuária no RN. 

Acari é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte.

localizado na região do Seridó, na Microrregião do Seridó Oriental, na Mesorregião Central Potiguar e no Polo Seridó. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 11.189 habitantes, sendo 8.841 residentes na área urbana e 2.348 na zona rural. Área territorial de 610,3 km².

É conhecida como “a cidade mais limpa do Brasil”. A altitude é de 270 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 201 km.
pedra rajada
História

Inicialmente habitado pelos índios Cariris, a povoação atual teve início no século XVIII, com a expansão das fazendas de gado ao longo dos rios da região, com principal destaque ao Sargento- Mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco e Tomás de Araújo Pereira, português natural do Minho que se estabeleceu na fazenda Picos por volta de 1750.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Até 1863, Matriz de Nossa Senhora da Guia.

Em 1737, deu- se a fundação da capela de Nossa Senhora da Guia por requerimento ao Bispo de Olinda feito por Manuel Esteves de Andrade. A dita capela tornou-se matriz quando da criação da paróquia do Acari em 13 de março de 1835, sendo posteriormente dedicada a Nossa Senhora do Rosário quando da fundação da nova e sustuosa Matriz no alto da colina em 1863.

A criação do município se deu através de Resolução do Conselho do Governo do dia 11 de abril de 1835, quando se efetivou a emancipação do município de Caicó.

De acordo com o IDEMA, há dois tipos de solo na área do município: litólicos eutróficos e bruno não cálcico. Sua aptidão para a atividade agrícola é regular e restrita para pastagem natural. Nas áreas correspondentes a bruno não cálcico, as terras são aptas para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Na parte centro / norte as terras são indicadas para preservação da fauna e flora ou para recreação.

O ponto mais alto do município é a Serra Bico de Arara, a 654 metros.