Alter do Chão


Alter do Chão foi fundada no dia 06 de março de 1758, pelo então governador do Grão.

alter110

o Governador do Grão – Pará e Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado, que cumpria a determinação de seu irmão, o marquês de Pombal em elevar à categoria de Vila com topônimos de cidades lusitana. Toda comunidade que possuísse 150 pessoas.  Também era levado em contas o desenvolvimento econômico de cada povoado.

alter chao1
Antes de sua fundação, tudo o que sabemos é que a Vila era habitada por comunidades indígenas, tais comunidades foram denominadas de índios Borari, ainda se tem vestígios dessas aldeias devido a existência de diversos locais com grande quantidade de pedaços de barros e freqüentemente são encontrados peças na forma de cabeça de urubu, círculos com furo no meio, cachimbos, entre outros além de machados com pedra polida.

Borari 2 (1)

 Isso, fez surgir recentemente, um grupo de pessoas que fundaram um movimento indígena, ou seja, moradores nativos que reivindicam a criação de uma reserva indígena em nossa Vila exigindo do governo a demarcação dessas terras. Isso tem causado bastante polêmica na região inclusive sendo pauta de reportagens a nível nacional como a da edição 2163 no 18 – ano 43 de 05 de maio de 2010 da revista VEJA.

Alter-do-Chao-photo456732-5
Outro fato recente que colocou Alter do Chão no nível de reportagem nacional e internacional, foi a descoberta do Aqüífero Alter do Chão, um imenso reservatório de água doce potável subterrâneo que segundo o professor da Universidade Federal do Pará é o maior do Mundo com o dobro da capacidade do Aqüífero Guarani. O aqüífero Alter do Chão se estende por e possuem 546 metros de espessura a quantidade de água é tão grande que daria para encher 29 milhões de maracanãs ou 19 mil baias de Guanabara e daria pra abastecer toda a população da terra durante 400 anos.

site pacote vig 1565593593

Não se tem registros concretos do que aconteceu depois do período de fundação em diante, tudo que temos é de relatos de antigos moradores de Alter do Chão que contam diversas histórias sobre a nossa Vila.

Abertura do Sair Foto Ronaldo Ferreira (15)

Dona Terezinha conta que até 1960, não existia a estrada que hoje liga Santarém a Alter do Chão – PA 147, todo o transporte era feito de canoas a vela, que duravam dias, em seguida vieram às embarcações de motores, somente a partir de 1970 com a abertura da estrada é que surgiu na Vila o primeiro carro cujo proprietário era o Sr. Francisco Branco, não existia luz elétrica. Tudo era feita a noite a luz de lampiões e lamparinas. Somente na década de 90 veio a energia elétrica e o asfalto da rodovia Everaldo Martins – PA 147. Com o acesso fácil Alter do Chão sofreu uma grande explosão demográfica.

top-5-ecoturismo-alter-do-chao
Alter do Chão de hoje

Residem em Alter do Chão, aproximadamente 3.000 pessoas, onde as atividades socioeconômicas estão voltadas para o turismo, possuindo como infra-estrutura uma escola de ensino fundamental com 920 alunos, onde a mesma funciona como anexo da escola de ensino fundamental e médio Dom Tiago Ryan, Neste anexo são matriculados nos 1º, 2º e 3º ano cerca 150 alunos que cursam ensino médio, um posto de saúde, um micro sistema de abastecimento de água, 01 farmácia, 05 padarias, 05 açougues, mercantis, rede elétrica, telefônica, 01 posto de gasolina, 01 delegacia de policia, 01 igreja católica, 01 Assembléia de Deus….

reveillon-alter-do-chao

03 hotéis, 30 pousadas, 08 restaurantes, possui uma variedades de comércios inclusive prestadoras de serviços que atuam na área do turismo organizando passeios a barco, lanchas e veículos, casas especializadas em artesanatos, comercio varejistas, armarinhos, lojas de confecção, frutarias, salão de beleza, cyber e outros. Existe também uma empresa de transporte coletivo que atua com 05 ônibus fazendo linhas diárias para Santarém. 01 terminal rodoviário, 01 terminal turístico (Praça do CAT). Ha dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O Bradesco possui um banco postal que funciona na Agencia dos Correios.

Fonte: Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alter do Chão