Itapemirim


 itapem2

Cidade tranquila localizada no sul do Espírito Santo, é uma boa opção para quem pretende descansar. Com duas boas praias, Itaipava e Itaoca, costuma receber diversos turistas durante a alta temporada. Com bons pontos turísticos, se destacam ilhas, como a dos Franceses, a Lagoa Encantada, onde seus visitantes podem fazer passeios de barco e andar de pedalinho.  Igrejas históricas e o Palácio das Águias, que acomodou Dom Pedro II na época do império também são boas opções para se visitar. As montanhas Frade e a Freira atraem os amantes de esportes radicais. Com boa infraestruta, possui variedade de hotéis e pousadas, além de restaurantes e bares. É conhecida por ser uma cidade tranquila e aconchegante, além de uma boa opção de passeio para todas as idades.

itapem3

A natureza de Itapemirim esparrama-se pelo litoral e pelas montanhas repletas de granito, o que colaborou por transformar a cidade em um destino cobiçado por turistas dos mais variados estilos. Nas alturas, as atrações ficam por conta das atividades de aventura, como rapel, trekking e voo livre, praticados no entorno do morro “O Frade e a Freira”, um dos cartões-postais do Espírito Santo.

itapem4

Já no “nível do mar”, aproveite para passear de barco e mergulhar na Ilha dos Franceses. Na praia de Itaoca, frequentada por famílias e pescadores, o mar calmo e os ventos atraem também os adeptos do iatismo. Estique até à praia de Itaipava, uma enseada com ancoradouro natural.

itapem5

A economia local gira em torno da cana-de-açúcar e da produção de leite, além da pesca de atum e do dourado – garantia de excelentes e frescos pratos regionais, como a moqueca capixaba. O artesanato também faz bonito, com trabalhos em sementes, fibra de coco e conchas.

Pontos Turísticos

itapem6a

Praia de Itaoca

Praia com mar de águas calmas e grande faixa de areias brancas e fofas. Dispõe de quiosques, bares, restaurantes e pousadas.

itapem6

Praia de Itaipava localizada a 16 quilômetros ao norte de Itapemirim, com seu formato de enseada, possui ancoradouro natural para os barcos de pesca, tendo a mesma como ponto forte, devido à grande quantidade e à variedade de espécies de peixes na região.

itapem7

Ilha dos Franceses

Região de alta piscosidade, ótima para pesca e mergulhos.

itapem7a

Praia dos Pinheiros

Um praia semi deserta, extensa que vai fazer a divisa sul do município com Marataízes. É uma praia para prática da pesca de arremesso e tem o mar aberto e agitado.

itapem8a

Praia da Gamboa

Uma prainha que forma um enseada pouco frequentada. Um verdadeiro recanto para quem quer tranquilidade.

itapem9a

Lagoa do Guanandy

Também chamada de Sete Pontas, a lagoa é uma área de preservação que serve para estudos biológicos por conta principalmente da riqueza das matas de restinga de sua encosta. Além disso é um reservatório natural que abastece os distritos de Itaoca e Itaipava. Para os visitantes, a lagoa é uma ótima dica para se jogar na água doce, com direito a faixa de areia e tudo!

itapem8

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Com suas belas linhas arquitetônicas ainda originais. Foi inaugurada em 16 de agosto de 1855.

itapem9

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Centenária, situada na Barra de Itapemirim.

itapem10

Porto de Itapemirim

Na foz do rio de mesmo nome, na Barra de Itapemirim. Todo em ruínas, esse sítio histórico já foi um dos mais importantes portos do Espírito Santo.

Armazém Trapiche

Localizado na Barra de Itapemirim, é um prédio em ruínas, herança de um centenário armazém que serviu durante muito tempo para guardar a principal riqueza da região, o café.

itapem11

Palácio das Águias

Hospedou o Imperador D. Pedro II. na época do Império