Penedo


2

Penedo está localizado no Estado do Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Além de ser uma das mais belas paisagens do país, tem o privilégio de oferece acesso fácil a outros destinos turísticos aos visitantes: Parque Nacional do Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá.

4

Aliado à beleza natural, o vilarejo oferece uma vasta e variada rede hoteleira, restaurantes de alta qualidade, lojas de artesanato e um comércio local diversificado, bem ao gosto de quem procura a região para fugir da agitação dos grandes centros urbanos.

5

O que fazer:

A generosa natureza com rios, cachoeiras, cascatas e o perfume das plantas ornamentais e frutíferas faz parte da tradição da Colônia Finlandesa. Somada com as belezas da Mata Atlântica, tornam a cidade um refúgio de paz e alegria.

6

O Rio das Pedras nasce no Pico das Agulhas Negras e desce cortando todo o vale de Penedo, formando em seu curso pequenos lagos naturais e cachoeiras de pequeno e médio porte como a Cachoeira de Deus, Três Cachoeiras, Três Bacias e a Cachoeira do Tangará. As cachoeiras formam piscinas naturais com águas límpidas e frias propícias ao um delicioso banho. Ao longo do rio, observa-se uma vegetação densa e variada, onde destacam-se mangueiras e eucaliptos.

7

Como Penedo é considerado o berço da colonização finlandesa no Brasil, foi criada na cidade a Pequena Finlândia e o tema central é a Casa do Papai Noel. Foram feitos estudos, pesquisas e viagens para que tudo saísse com requintes de fidelidade. O local é rodeado de sobrado típicos, pintados em cores variadas, seguindo a melhor tradição daquele país. As lojas expõem peças artesanais, as placas das ruas são bilíngues (português e finlandês), as cercas rústicas de madeira, conjugadas com cercas vivas, completam o cenário mágico.

Num local onde tudo remete à Finlândia, não poderia faltar um pequeno lago que separa a “cidade da floresta”, onde, ao se cruzar uma pequena ponte de madeira, já se vislumbra a residência de Papai Noel com duas lojas em estilo rústico, defrontados por um círculo mágico formando um anfiteatro.

8

O Clube Finlândia fundado em 1943, pelos pioneiros finlandeses de Penedo e amigos brasileiros, é uma entidade cultural sem fins lucrativos, para preservar a cultura finlandesa. O clube realiza sempre no primeiro sábado do mês e também nos feriados e datas especiais o seu tradicional baile finlandês. Neste baile foram preservadas as danças em moda na Finlândia em 1929 quando começou a colônia e outros tipos de danças.

A cultura e a memória dos finlandeses são preservados também no Museu Finlandês, ao lado do Clube Finlândia, no Largo Finlândia. O Museu exibe uma mostra de artesanato, livros, revistas, tapeçarias e outros utensílios. Fundado pela tenacidade de Eeva Hilden, hoje é dirigido por seus descendentes.

9

Para os amantes de Orquídeas nada melhor que visitar o Orquidário Orquídeaspenedo, localizado no bairro Jardim Martinelli. São diversos tipos de orquídeas, cada uma mais bonita e interessante que a outra. Vale uma conferida.

10

História

Conta Toivo Uuskallio, o idealizador e fundador da Colônia Finlandesa de Penedo, em seu livro “Na Viagem em Direção à Magia do Trópico”, ter recebido um chamado para deixar sua terra natal e emigrar para o Sul longínquo. Chegou este chamado de forma misteriosa, à noite, e sem emissário aparente.

O chamado era muito forte. E, assim em meados de 1927 embarcaram para o Brasil Toivo e sua mulher Liisa, acompanhados de três rapazes, que compartilhavam de seus ideais.

Pretendiam eles, viver no longínquo Sul, onde o clima permitia uma vida mais natural, praticando a nudez e permitindo o uso de vestuário mais leve, gozando assim dos benéficos raios solares. Também fazia parte de seu programa de vida a alimentação vegetariana, e a abstenção de bebidas alcoólicas, chá e café.

3

Após um período de aclimatação e início de aculturação no Rio de Janeiro, foi Uuskallio e o grupo contratado para trabalhar numa fazenda de propriedade do Mosteiro de São Bento, Três Poços, nas proximidades de Volta Redonda, Estado do Rio.

Esse trabalho na fazenda, além de propiciar aos agricultores finlandeses o início do conhecimento das culturas praticadas no Brasil, fez com que conhecessem algumas propriedades para implantação de sua colônia ideal.

11

Voltou Uuskallio para a Finlândia em 1928, onde publicou o livro “Matkalla Kohti Tropiikin Taikaa” (Na Viagem em Direção à Magia do Trópico), que relatando suas idéias e impressões de viagem influiu decisivamente na implantação de seu projeto de fundar uma colônia finlandesa vegetariana no Brasil.

Ajudado pelo Pastor Pennanen e por Mikko Airila, procedeu ele a intensa campanha de divulgação e recrutamento, com artigos na imprensa, especialmente no jornal Tyokansa, e conferências, para angariar recursos.

Foi bem sucedido, e em 28 de janeiro de 1929 foi realizada a compra da Fazenda Penedo, localizada no Vale do Paraíba, 2º Distrito de Resende.